20 de julho de 2011

Quem são essas pessoas, os amigos?

"Perguntei a um sábio ,
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade...
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas ,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida
companheira..." (W. Shakespeare)

Amigos são para mim a forma de relacionamento mais franca e verdadeira que pode existir. Todos são capazes de ter amigos. Religiosos, traficantes, crianças, gordos, magros, doentes, atletas, antipáticos, grudentos, ciumentos, ateus... enfim. A amizade é uma forma de relacionamento disponível a todos que se interessem pelas relações humanas. 

Você pode me perguntar, e o amor de mãe? Não seria essa a relação mais verdadeira que podemos ter? Claro que o amor materno tem um lugar especial em nossas vidas, ou pelo menos na vida daqueles que tiveram e tem a oportunidade indescritível de ter a presença dessa figura essencial em nossas vidas. Mas não vejo os pais, especialmente as mães, como pessoas confidentes, como alguém que escolhemos por afinidades, respeitamos por afeto, como são nossos amigos...


Desde pequena tive a sorte de saber fazer bons amigos... Ou melhor, a sorte de saber reconhecer essas pessoas que compartilham dos mesmos princípios, valores e interesses que tenho e acredito. Princípios de lealdade, disponibilidade, companheirismo, respeito, afeto, definitivamente, amizade!


Os amigos são escolhidos, são preferidos, são insubstituíveis. Os verdadeiros amigos, e acho que incluir a palavra "verdadeiro" antes de amigo torna o conceito redundante, se doam sem precedentes, amam incondicionalmente, sabem sorrir e chorar ao seu lado.


Os meus amigos são aquilo de mais especial que eu pude conquistar e a cada dia me ensinam muito sobre relações humanas e tudo mais! Sem os meus amigos eu não seria essa mulher, não seria essa profissional, não seria essa filha, não seria essa companheira. Aprendo muito com eles a cada dia e não consigo imaginar a minha vida sem a presença de cada um deles. 


Amigos abrem mão de si, quando entendem a  nossa necessidade. Isso é o que de mais lindo pode existir em um relacionamento. Onde houver amizade, sempre haverá alguém a quem podemos recorrer e não desesperar nas horas mais difíceis, e também alguém com quem compartilhar nossas alegrias e conquistas...

Por isso e muito mais que não cabe em palavras. que essas pessoas são as mais especiais que podemos ter em nossas vidas! O meu coração sente-se muito feliz pela completude e segurança que os meus amigos me oferecem! Meus amigos, meus grandes amores, eternamente...

Um comentário:

  1. Faço minhas as suas palavras! Concordo em gênero, número e grau! Lindoo!!

    Clara

    ResponderExcluir