10 de julho de 2011

Intimidade


É engraçado como precisamos de certas confirmações para tentarmos conhecer quem somos nós. Esse é um questionamento interessante, que me inquieta e que para mim particularmente só surge quando me sinto insegura. Estou insegura. E se me perguntar o motivo, não saberei precisar. Estranho isso. Convivo comigo há anos, muitos anos, e eventualmente tenho dúvidas sobre quem sou e porque me comporto de determinada maneira nas mais diversas situações do dia a dia. Me considero uma pessoa observadora e mais do que isso, uma observadora de mim mesma. Observo com um olhar certamente enviesado. Penso muito, avalio, gosto das mudanças que posso implementar em mim. 

Hoje tive uma aula de astrologia com uma pessoa que surgiu na minha vida como que por encanto. Essa é uma daquelas histórias em que podemos dizer que o destino estava traçado. Por alguma razão, e mais uma vez não saberei precisar qual, ela apareceu na minha vida. Mas sobre a aula, esse é o foco no momento, afinal preciso falar de mim. Sinto que quanto mais falo, mais me aproximo do que posso representar para mim e para os outros. Nem sei. Acaba de me ocorrer a imagem clássica de um burro correndo atrás da cenoura pendurada à frente, mas presa à sua testa. Algo do tipo inalcançável.

A astrologia diz que a minha personalidade é virginiana, lá está o meu sol. Sempre ouvi dizer que esse signo não combina com ninguém ou com nada e custei a me livrar desse ranço que foi muito marcante especialmente durante a adolescência. Me sentia pequena diante de tanta coisa ruim que um signo poderia representar. Acreditei nisso por muito tempo, hoje uma pessoa quase cética. 

A minha lua em gêmeos representa uma pessoa comunicativa, que tem facilidade de adaptação. Alguém que possui intencionalidade naquilo que faz. Pode ser que seja eu. Gosto de desafios, mudanças e isso certamente tem a ver com adaptabilidade.

Estou aprendendo que os planetas regem os nossos comportamentos, a nossa vida, não sei ao certo, ainda estou aprendendo. Minha professora é paciente, gosta do tema, mas eu não tenho insistido muito nas aulas. Hoje fui aplicada. Perguntei algumas coisas e anotei detalhadamente as informações passadas. Tenho interesse, curiosidade, gosto de aprender. Não quero esquecer essas lições. As teóricas e também as práticas, aquelas de convivência mesmo. Essas últimas me tem sido especialmente valiosas. 

Mercúrio em virgem, e olha eu de novo, ligadona no trabalho – mas precisava de mapa pra me dizer isso? Acho que queria mesmo um mercúrio em outro lugar que me dissesse que trabalhar é um saco! Mas eu gosto... Soube também que eu penso bem e me comunico bem. Nas palavras da mestre que me orienta: “por isso você é uma boa professora”. Vênus representa o amor. Ah, o amor! O meu está em leão o que significa que gosto de coisas boas, conforto – não me chame pra acampar, eu detesto! Mas também me descobri ciumenta e possessiva, ainda que seja uma pessoa fiel e leal. Infelizmente temos uma tendência a nos prendermos às características ruins, mas vou tentar usá-las como recurso para as melhorias. 

Marte é o planeta que rege os impulsos a força, o meu é em câncer. Signo da família, sou alguém muito ligada a isso além de estar suscetível a críticas e poder ser uma boa líder. Não me vejo nesse lugar, mas quem sabe? Júpiter também é em câncer... haja... esse planeta representa a justiça, o saber, a expansividade e algo da espiritualidade. Me descobri uma pessoa carinhosa, afetiva em minha vida. Saturno impõe as restrições, deve ser uma espécie de SUPEREGO do espaço, e também indica as experiências e maturidade. Nesse sentido sou uma pessoa dona de mim, que possui alguns talentos, é criativa, tem muita energia e conhecimento de mim e do que está à minha volta. O meu está em leão. Urano em escorpião é algo que representa cura, ciúme (olha ele de novo!!!), prudência, alguém que experiencia fortes emoções e gosta de ação, de agir. Não gosto muito de ficar parada, meu EU é movimento. Engraçado, sempre pensei que um signo Terra como virgo fosse mais paradão... mas de fato não sou. Ah, tenho um pé na ciência, mas queria poder tirar o corpo fora (melhor não me estender... rs). Esse planeta lida com o inusitado, a liberdade e independência. Me sinto independente, mas não me sinto livre.

O planeta que comanda a nossa intuição, fantasia e ilusão é Netuno. O meu é regido por Sagitário, logo sou uma pessoa sonhadora e que acredito nas pessoas. Acredito mesmo. Sinto que às vezes poderia duvidar mais. Mas acredito, paciência. Pensei que tivesse aprendido isso com minha mãe, que acredita em todo mundo... Plutão é o último planeta da lista, e aproveitamos para fazer essa bela revisão de geografia. Acho que depois dessa não esqueço mais os nomes dos planetas! Difícil vai ser lembrar a ordem... Esse planetinha representa transformação e sexualidade. Libra é o signo que me acompanha nesse planeta. Portanto, sou uma pessoa equilibrada e justa. Bem, costumo perder o equilíbrio, mas tento ser justa. Durante a minha aula eu ouvi que sou “um pouco”. Mas eu juro que me dedico!

O meu ascendente parece ser o que tenho de melhor, mas eu não sei. Escorpião. Bicho danado. Me acrescenta um ar de mistério, me torna uma pessoa profunda (posso substituir por intensa?), passional, ligada ao sexo (ui!) e a transformação. Parece que sou alguém que guarda rancor também.

Descobri que existe mais uma coisa além dos planetas que se chama “Nodo Lunar”. O meu é representado por Libra e isso não parece ser algo bom. Apesar de tender a aceitar desafios, e de fato eu gosto, o desafio de ter essa parada associada à libra parece ser o mais difícil. E esse eu não escolhi.

Volto novamente à imagem da cenoura presa à testa... Isso me fez pensar muito sobre mim. Mas como gosto de pensar, não sei se falei sobre isso aí em cima, preciso refletir mais, discutir mais talvez. De todo modo é um assunto interessante, que me desafia e tem feito parte da minha rotina. Uma gostosa e nova rotina.

6 comentários:

  1. "Em setembro
    Se Vênus me ajudar
    Virá alguém
    Eu sou de virgem
    E só de imaginar
    Me dá vertigem..."

    Mas Vênus resolveu se antecipar...me surpreendeu com esse alguém que tem ensolarado os meus dias.
    Interessante seu post, sassá! Bem, há quase dois anos você cruzou o meu caminho e de cara percebi que vc era virginiana com asc em escorpião... Enfim, como dizem: acertei "na mosca". Lembra???(rs) Percebia que vc trazia em sua essência, como eixo de seu universo, o trabalho. Muito meticulosa e dedicada, com o passar do tempo fui te observando e descobrindo novas características. Rigorosamente analítica, está sempre tentando assimilar e aperfeiçoar as experiências e sempre aberta ao novo. De natureza muito desconfiada, notava seu olhar de raio x , sempre... É incrível!rs.
    Acredito que vc não perceba essa característica que é demasiadamente forte em vc,a pesar de sempre fazer questão de mostrar de que é fria (peculiaridade de virgo), eu conseguia perceber que no fundo aquilo era uma forma de se proteger do lado denso do ser humano... e sabia que de baixo daquela neve morava um coração muito quente e afetuoso...
    Te vejo hoje em dia como uma pessoa muito intensa em seus sentimentos, e de fria você não tem absolutamente nada!!! Vc tem uma energia que fervilha em seu íntimo com muita intensidade e profundidade. Então, essa armadura não me convenceu em nada...rs.
    Você é essencialmente afetiva, doce, generosa em seus afetos, companheira,amiga enfim,, encantadora! E eu gosto de tudo isso!!!

    ResponderExcluir
  2. O que os astros nos dizem, nos dizem melhor aqueles que verdadeiramente nos conhecem. Aquelas pessoas que estão presentes em nossas vidas, aqueles que nos conquistam.

    Foi uma aproximação de almas, e elas se reconhecem (já te disse isso antes). Para nos relacionarmos com as pessoas é preciso compreender as coisas mais simples. É preciso saber observar, renunciar, se dedicar... E você sabe muito disso.

    Você sabe ler as palavras que estão dentro de mim. Enxerga fundo, sempre além. Isso dá um pouco de medo, mas sabe que eu gosto? Pra mim representa interesse, não mera curiosidade.

    Obrigada por me ensinar a me ver, por me mostrar esse lugar e por acolher as minhas fraquezas fazendo-as parecer mais fortes. Tenho aprendido muito sobre relacionamento humano com você.

    ResponderExcluir
  3. Levanta a mão quem o signo que lhe acompanha nesse planeta....euuuuuuuuuuuu Libra rs rs r s
    Engraçado, como vc se percebe e como eu concordo com Mari quando ela diz que vc "se esconde" na frieza, mas vc já foi melhor de esconderijo...rs rs rs hj vc "relaxou" já permite que te vejam, mesmo quando você teima em negar o que está explicito...e eu insisto em "descobri" por você!!beijos

    ResponderExcluir
  4. Amiga, o que comentei antes vale pra você também! Nada melhor do que uma convivência como a nossa para ajudar a nos conhecermos um pouquinho mais. E nesse caso temos um "plus", a psicologia. E as suas palavras sempre me fazem pensar muito sobre mim e sobre as relações sociais que estabelecemos.

    Continue insistindo em me descobrir, eu não só preciso como adoro! Você tem passe livre para acessar a minha vida!

    ResponderExcluir
  5. Um psicólogo amigo meu falou uma vez: nós somos simplesmente imagem... e essa imagem nós só podemos vê-la refletida, ou em um espelho, ou nos olhos de outras pessoas... gostei disso! É através de nossos relacionamentos que nos descobrimos cada vez mais e nos tornamos uma série de coisas que antes nem imaginávamos ser...

    Eu agradeço cada dia por poder ter relacionamentos que me permitem ter essa experiência!

    Vc é um deles, não preciso nem falar!

    Te amo!!

    Clara

    ResponderExcluir
  6. Que saudade de nossas aulas de astrologia! Amo tanto vc!

    ResponderExcluir