"Se eu fosse homem..."
E logo em seguida vem alguma afirmação feminina na tentativa de explicar um comportamento masculino em relação a uma determinada situação que não consegue explicar enquanto mulher. Mas seria possível uma mulher pensar como um homem e vice versa?
Tentar explicar o pensamento do sexo oposto como se fizesse parte desse universo sem sê-lo me parece inconsistente.
Essa é uma frase muito comumente utilizada pelas mulheres na tentativa de se conformar com uma situação inexplicável do seu ponto de vista. Já a escutei de amigas (e até hoje escuto), assim como algum dia já tentei entender os comportamentos masculinos dessa maneira.
Que diferença da mulher o homem tem?
Antes de mais nada é preciso dizer que para mim homens e mulheres pensam e agem de maneiras diferentes, somos diferentes... Homens são mais práticos, objetivos, parecem tentar entender as situações com um olhar mais sistemático e direto, como se tentassem uma análise dos fatos (apenas especulando). Mulheres são mais emotivas, falantes, sonhadoras. Como se avaliassem as situações com um olhar subjetivo, interpretativo e relativo. Indícios de algumas diferenças (sendo desnecessário destacar as características físicas) são evidências de pesquisas que tem mostrado uma maior capacidade masculina para o desenvolvimento de habilidades espaciais e a capacidade feminina mais acentuada para o uso da linguagem (lembrem que as famosas "D.R." costumam começar com a mulheres...).
Isso já indica que nossas habilidades cerebrais estão voltadas principalmente para aspectos diferentes do ambiente e, portanto, temos formas diferentes de observar e lidar com ele.
Mas quais comportamentos tentamos explicar?
Eu diria que as mulheres tentam explicar tudo! É uma mania nossa. E isso eu não sei explicar!!! Nem tentaria... As mulheres solteiras, devido à própria condição, acabam por fazer uso dessa estratégia fadada ao fracasso muito mais frequentemente, visto que não conhecem intimamente seus parceiros (ainda que essa frase me pareça muito contraditória...rs). As mulheres que tem um relacionamento estável, ainda que conheçam melhor os seus parceiros, não tem a garantia de estabilidade que tanto buscam nesse tipo de relacionamento, caindo na mesma armadilha de explicações femininas para ações masculinas, quando necessário. Mas um relacionamento estável nos traz maior segurança e confiança no parceiro, sendo menos necessárias tais tentativas.
Diante disso, reafirmo a impossibilidade de se colocar no lugar de um outro que possui características próprias e que desse modo, se apresenta de maneira diferente na forma de se relacionar com o outro. A mania de querer saber é que nos leva a criar alternativas que nos acalmem, acalmem nossos corações quando algo parece inexplicável. Tentar explicar é algo humano, nos orienta no tempo, no espaço e nos nossos relacionamentos. "Mas por que ele fez isso?"
Bom, quando aprendemos que não se pode entender tudo e que isso faz parte de um certo mistério dos relacionamentos, ainda que muitas vezes angustiante, talvez possamos aprender a nos relacionarmos com o sexo oposto (ou mesmo com o outro) de forma mais genuína, tentando entendê-lo (inevitável não fazê-lo) a partir da nossa própria perspectiva, apenas como uma forma de acalmar nossa ansiedade por não sermos capazes de saber tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário